quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Filho Pródigo


No livro segundo escreveu São Lucas 15.11-32, tem-se escrito uma história que muito me chamou atenção. É uma história linda sobre o reconhecimento dos erros cometidos por um jovem, que humildemente volta a casa do seu pai após ter o abandonado e perdido tudo o que seu pai lhe tinha dado. O bom da história é que ele reconhece que errou, e volta atrás. Agora imaginem só se ele, mesmo tendo perdido tudo, não voltasse atrás?! Por orgulho iria perder a sua própria vida.

Se trouxermos esta belíssima parábola, muito conhecida, para a vida de cada ser humano, veremos que não é diferente. As vezes chegamos para Deus dizendo que queremos o que é nosso por direito, por querer “aproveitar” a vida da forma que o mundo vive. E por termos o livre-arbítrio, Deus, muitas vezes, nos deixa seguir como queremos... Mas sabemos que não temos força suficiente para seguirmos sozinhos, do modo como queremos neste mundo tão perverso. Então chega uma hora que nos vemos sem ninguém, amigo nenhum a nossa volta, sem nenhum bem material, pois já teremos perdido tudo, e principalmente sem o nosso Deus para nos ajudar e nos guiar. Aí começa a vir em nossa mente todos os momentos bons que passamos na casa do nosso Pai, e até mesmo os ruins que apesar de terem sido ruins nunca nos faltou nada, e vem a vontade de voltarmos.

As vezes por receio demoramos muito nessa situação, no fundo do poço. Desejamos até “comer comida de porcos” (como diz a parábola), vemos que até as pessoas mais humildes que estão ao redor de Deus, não vivem numa situação tão precária como a nossa. E Então reconhecemos que só Cristo é a resposta para todos os nossos problemas, e nos humilhamos diante dEle para obter ajuda Divina. Foi assim com o jovem, e também é assim conosco.. Mas Deus com o seu infinito amor acolhe-nos, nos limpa, manda trazer para nós roupas novas, manda preparar um banquete para saciar nossa fome e ainda por cima cuida de nós.

Mesmo você tendo cometido erros graves, Deus não se importa, o que Ele realmente importa é que você volte pra Ele e reconheça o grande amor dEle por você. Porém isso não significa que você pode pecar, pecar e pecar, e depois voltar que estará tudo certo. Não esqueça que Jesus está voltando, e se em uma dessas suas “recaídas” Ele voltar você já era. Por isso volte para Ele com o coração sincero, humildemente. 
Ele estará de braços abertos, lhe esperando para comemorar a sua volta para casa. Não deixe que você chegue na pior das situações para reconhecer o grande amor de Deus pela sua vida. Ele te ama, e te quer por perto! Fiquem na paz,

‘Cris Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário