sábado, 31 de agosto de 2013

Estudo sobre: O Espírito Santo #Primeiro02


O Espírito Santo no Antigo Testamento

Em hebraico "ruach" que significa espírito, em grego "pneuma" que significa: vento, fôlego ou espírito.
Acho bonito quando em Genesis 7.22 o autor se refere a todo ser vivente como: "o que tinha fôlego de espírito de vida", pois mistura os dois significados.
Já no Antigo Testamento podíamos ver referências ao Espírito Santo mesmo sem caracterizá-lo como 'Santo' explicitamente, como no Novo Testamento. Podemos ver ação desse espírito em Genesis, na criação e por citações de outros personagens bíblicos como em Salmo 104.29,30 , que demonstra o poder que este Espírito possui, de dar a vida de novo, afinal, como vimos no começo do texto 'ele' também pode ser traduzido como fôlego, e vemos esta mesma função no princípio, quando Deus criou o homem. (Gn 2.7)
Bem, o Espírito Santo só foi manifestado a nós no novo testamento, porém isso não significa que ele já não estava presente na história da vida e experiências de fé antes disso. Nos livros proféticos também podemos encontrá-lo, através de revelações. Em Joel 2.28 há uma promessa feita sobre o derramamento do Espírito Santo, que é exatamente o que possuímos e vivemos nos dias atuais (que já aconteceu, mas também usufruímos até hoje). "... derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e vossos velhos terão sonhos e vossos jovens terão visões."

Naquele época Deus já havia prometido que derramaria do seu Espírito sobre seu povo.
Infelizmente muitos não conseguem entender o agir do Espírito Santo em suas vidas e por isso fazem coisas fúteis contra si próprios; Infelizmente as pessoas não param para analisar o que realmente está acontecendo com elas, o porquê que do nada se vêem vazios e sem orientação, mas por favor entenda, o Espírito Santo de Deus é aquele que penetra no teu ser, soprando o Seu vento, botando tudo no seu devido lugar, te dando fôlego de vida (nova e transformada), preenchendo o teu interior, retirando o vazio, a escuridão, as dúvidas, os males e as trevas que insistem em massacrá-lo.
Não teime em  insistir que não há nada de errado contigo. Porque se realmente tiver, você saberá, e só estará omitindo isso de você mesmo, estará aumentando a dor que já poderias ter parado de sentir a muito tempo. Não permita que mesmo em vida você se torne apenas o 'pó da terra', perambulando por aí sem objetivos, sem alvos... O Espírito Santo quer entrar no teu ser e te fazer uma pessoa nova, uma pessoa melhor; Ele quer que entendas o agir dele sobre você, mas cabe a cada um tomar essa decisão. Permitirás ou não?!

Esteja conosco próxima semana também, haverá mais um texto sobre nosso amigo Espírito Santo! Acrescentar conhecimento é sempre o melhor caminho para argumentação da nossa fé!
'CrisMarques

Nenhum comentário:

Postar um comentário