sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Estudo semanal sobre: O Espírito Santo #Primeiro01


Para muitos uma força, uma energia, uma luz. Para nós, a terceira pessoa da Trindade. Muitos se sentem leigos ao falar sobre o Espírito Santo, porém temos que ter em mente a divindade dEle. Ele não é MAIS um deus, é o próprio DEUS! Apesar da trindade ser um assunto verdadeiramente complicado de se entender, é um assunto valiosíssimo que todo Cristão deveria estudar a fundo.
Há pouco tempo fiz um pequeno estudo sobre Ele, e fiquei incrivelmente satisfeita com o resultado final, mesmo só enfatizando uma parte bem pequena da imensidão de coisas que há sobre Ele. É maravilhoso conhecer mais do nosso Deus, e principalmente poder falar dEle!
E já iniciando o assunto, só pra esclarecer algo óbvio, o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Para quem não consegue compreender a trindade, gosto de dar exemplos simples, como por exemplo: todos nós - seres humanos - somos seres tricotômicos, ou seja, nossa estrutura é composta por 3 (três) partes, que é bastante conhecida e comentada: corpo, alma e espírito. Isso nos torna tricotômicos, 'por que, então, não podemos nos referir aos seres humanos como trindade, já que também somos três?' Por um motivo simples, não somos divinos. A divindade só é dada àquele que é perfeito, celeste ou considerado Deus. Então, se somos apenas um ser composto por três partes distintas, onde cada uma faz um papel diferente para nós estarmos vivos, entender a Trindade não passa mais a ser um bicho-de-sete-cabeças para nós. Pois a trindade também é composta por três Seres porém divinos, apesar da bíblia não se referir a trindade exatamente com este nome: 'trin-da-de', pelas passagens e os escritos nós associamos este nome a Eles: Deus Pai, Deus Filho (pela pessoa de Jesus Cristo) e o Espírito Santo.
Ou seja, Somos carne, Deus também veio ao mundo se fazendo carne (Jo 1.14) para pagar por nossos pecados; temos alma, quando começo a pensar nisto, lembro que Deus é um ser espiritual, e ao pesquisar o significado desta palavra (alma) encontrei um explicação bastante interessante: "alma é o que dá movimento ao que é vivo", afinal toda a história da humanidade começa exatamente com um ser que deu movimento aos seus seres, fazendo com que esse ser espiritual magnífico gerasse vida, movimentando-a. E nesse sentido, é a primeira pessoa da trindade, pois tudo começou a partir dEle; e temos espírito, que é exatamente o que nos faz ter uma vida espiritual ativa, conectada com Deus, pela ação do Espírito Santo, o Espírito de Deus. E é por ser (...)de Deus que sua santidade é testificada, Ele é Santo e nada nem ninguém poderá tirar isso dEle.
Acho que essa parte da trindade fica bem mais clara quando a gente começa a relacionar o assunto com coisas que são mais reais para nós, pois deixa um pouco o abstrato ou o surreal de lado.
Enfim, entendendo a trindade, a gente passa a se aprofundar um pouco mais no assunto que iremos estudar, por estes dias. O Espírito Santo. Essa primeira parte foi apenas uma introdução, para entendermos a natureza divida dEle, já que muitos discordam disto. Infelizmente, do mesmo modo que pessoas não crentes na divindade de Jesus afirmam que Ele foi apenas mais um profeta (mas nós sabemos que Ele era o Deus encarnado para salvação da humanidade, como já vimos em Jo 1.14), pessoas também duvidam da existência do nosso Consolador (Jo 14.26). Mas saibamos que Deus o enviou para que não estivéssemos sós (carnalmente) neste intervalo de tempo entre a morte e a segunda vinda de Jesus.
Bom, essa primeira parte estarei encerrando por aqui, semana que vem, trarei mais um estudo sobre nosso companheiro diário, este sim está sempre conosco, e nos acompanha por todos os caminhos. Que o Espírito Santo habite em vós, e que vós não deixais que Ele se ausente do interior de cada um. Seria uma grande perda para vida espiritual de cada pessoa.
Próximo estudo: Onde encontramos o  Espírito Santo no Antigo Testamento?
Venha aprender conosco! Acrescentar conhecimento é sempre o melhor caminho para argumentação da nossa fé! ~ Fiquem na paz de Deus!


'Cris Marques

2 comentários: