sábado, 31 de agosto de 2013

Estudo sobre: O Espírito Santo #Primeiro02


O Espírito Santo no Antigo Testamento

Em hebraico "ruach" que significa espírito, em grego "pneuma" que significa: vento, fôlego ou espírito.
Acho bonito quando em Genesis 7.22 o autor se refere a todo ser vivente como: "o que tinha fôlego de espírito de vida", pois mistura os dois significados.
Já no Antigo Testamento podíamos ver referências ao Espírito Santo mesmo sem caracterizá-lo como 'Santo' explicitamente, como no Novo Testamento. Podemos ver ação desse espírito em Genesis, na criação e por citações de outros personagens bíblicos como em Salmo 104.29,30 , que demonstra o poder que este Espírito possui, de dar a vida de novo, afinal, como vimos no começo do texto 'ele' também pode ser traduzido como fôlego, e vemos esta mesma função no princípio, quando Deus criou o homem. (Gn 2.7)
Bem, o Espírito Santo só foi manifestado a nós no novo testamento, porém isso não significa que ele já não estava presente na história da vida e experiências de fé antes disso. Nos livros proféticos também podemos encontrá-lo, através de revelações. Em Joel 2.28 há uma promessa feita sobre o derramamento do Espírito Santo, que é exatamente o que possuímos e vivemos nos dias atuais (que já aconteceu, mas também usufruímos até hoje). "... derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e vossos velhos terão sonhos e vossos jovens terão visões."

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Estudo semanal sobre: O Espírito Santo #Primeiro01


Para muitos uma força, uma energia, uma luz. Para nós, a terceira pessoa da Trindade. Muitos se sentem leigos ao falar sobre o Espírito Santo, porém temos que ter em mente a divindade dEle. Ele não é MAIS um deus, é o próprio DEUS! Apesar da trindade ser um assunto verdadeiramente complicado de se entender, é um assunto valiosíssimo que todo Cristão deveria estudar a fundo.
Há pouco tempo fiz um pequeno estudo sobre Ele, e fiquei incrivelmente satisfeita com o resultado final, mesmo só enfatizando uma parte bem pequena da imensidão de coisas que há sobre Ele. É maravilhoso conhecer mais do nosso Deus, e principalmente poder falar dEle!
E já iniciando o assunto, só pra esclarecer algo óbvio, o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Para quem não consegue compreender a trindade, gosto de dar exemplos simples, como por exemplo: todos nós - seres humanos - somos seres tricotômicos, ou seja, nossa estrutura é composta por 3 (três) partes, que é bastante conhecida e comentada: corpo, alma e espírito. Isso nos torna tricotômicos, 'por que, então, não podemos nos referir aos seres humanos como trindade, já que também somos três?' Por um motivo simples, não somos divinos. A divindade só é dada àquele que é perfeito, celeste ou considerado Deus. Então, se somos apenas um ser composto por três partes distintas, onde cada uma faz um papel diferente para nós estarmos vivos, entender a Trindade não passa mais a ser um bicho-de-sete-cabeças para nós. Pois a trindade também é composta por três Seres porém divinos, apesar da bíblia não se referir a trindade exatamente com este nome: 'trin-da-de', pelas passagens e os escritos nós associamos este nome a Eles: Deus Pai, Deus Filho (pela pessoa de Jesus Cristo) e o Espírito Santo.